Como ficar rico em cinco anos

Riqueza das famílias portuguesas subiu 47% nos últimos cinco anos, acima da média da Zona Euro[1]

 

São ou não são boas notícias? E quem é que governou Portugal nos últimos cinco anos? Aliás, quem nos governa há mais de oito anos? O Partido Socialista! Parece inacreditável, mas finalmente surge uma boa notícia associada ao PS.

E como uma boa notícia nunca vem só, ainda refere que este “desempenho foi acompanhado por uma diminuição da desigualdade.”

Tudo leva a crer que a dois meses das eleições, o PS soma duas vitórias e ganha seis pontos face à oposição. Será possível?

Vamos por partes.

Lendo para além do título, deparamo-nos com “riqueza líquida total das famílias portuguesas situou-se nos 81.773,53 milhões de euros no segundo trimestre de 2023”. Só que este valor não é a riqueza total das famílias, mas sim a riqueza do decil 7[2]. É uma mentira que esta publicação está a querer transmitir-nos.

Que mais ideias erradas estarão presentes com a intenção de trazer-nos uma ideia errada do que está a acontecer ao nosso país?

Quando o título se refere a um crescimento da riqueza de 47%[3] como estando acima de média da Zona Euro, está a comparar esta evolução com economias como a Alemanha, França, Países Baixos, Itália, Espanha... Cujos níveis de riqueza são muito superiores aos nossos. Por exemplo, a riqueza da Alemanha aumentou 41%; mas enquanto que a nossa riqueza aumentou 26 mil euros, a da Alemanha aumentou 331 mil euros. Sinceramente, para valores destes, é evidente que é preferível aumentar 41% em vez de 47%!

Comparemos então com as economias que nos estão mais próximas (e para as quais existem dados).

 

Afinal, nós somos a segunda pior economia de entre os pobres – alguns deles, já mais ricos que nós.

Uma terceira questão se levanta: porquê nos últimos cinco anos? Porque não avaliar a legislatura do PS? Vamos fazê-lo?

Tendo o PS entrado em funções em 2015, como evoluiu a riqueza das famílias desde o momento anterior?

Parece que desde que o PS tomou conta do governo, a diferença para os outros “pobres” é ainda maior.

Quarta questão: porque é que estamos a comparar a riqueza total e não a riqueza por pessoa?

Vejamos os valores em milhares de euros (também para o sétimo decil):

Sim, o que parecia mau, ficou ainda pior. Chipre, o único país cuja riqueza aumentou menos que Portugal, tem quase o dobro da nossa riqueza. E Malta, cujo aumento foi pouco maior que o nosso, é o mais rico de todos. Mas pasme-se, os três países que são mais pobres que nós, são aqueles que estão com a maior velocidade no aumento da riqueza. O único que compara pior, é sempre a Grécia.

Concluindo e resumindo:

Portugal é dos países com menor riqueza na Zona Euro e está a ser ultrapassado por todos os outros

Este deveria ter sido o título da publicação!

Caro leitor, infelizmente ainda não é desta que temos uma notícia de sucesso do governo do PS. Mas uma coisa é certa, apesar de o PS conseguir manipular os órgãos de comunicação social, todas as estatísticas apontam para o caminho do empobrecimento. Não ficámos ricos em cinco anos. Não ficámos ricos em oito anos. O socialismo nunca trouxe riqueza a ninguém no mundo, excepto aos seus governantes.

 

[1] https://eco.sapo.pt/2024/01/08/riqueza-das-familias-portuguesas-subiu-47-nos-ultimos-cinco-anos-acima-da-media-da-zona-euro/

[2] Ou seja, ficam de fora 30% das famílias.

[3] Na realidade, são 48% e não 47%.

 

Novo Semanário

 

 

 

 

Agenda


Pessoas
Livres

Liberdade
Individual

Mercados
Livres

Liberdade
Económica

Sociedades
Livres

Liberdade
Social

Cidadãos
Livres

Liberdade
Política

Vídeos


Ideias com J | Fernando Costa

Intervenção de Bruno Machado

Intervenção de Bruno Machado

Estado da Saúde

Ideias com J | Dinis Martins

Medina não sabe

© 2024 Iniciativa Liberal Braga