Estamos em 31 de Agosto de 2025. Passaram-se quase quatro anos desde que a Iniciativa Liberal (IL) venceu as eleições autárquicas em Braga.
Os Bracarenses fizeram uma aposta na mudança e não ficaram defraudados. Quatro anos depois, Bracara Augusta está irreconhecível!
O nosso concelho transformou-se no grande motor económico da região Norte, assumindo um papel de liderança na implementação de medidas promotoras da qualidade de vida, o que acarretou naturalmente o desenvolvimento económico.
Entre as diversas medidas aplicadas pelo atual executivo, encontramos a diminuição do IMI, a criação de apoios para a dinamização económica local, a implementação de uma nova estratégia municipal para o turismo bem como a promoção do comércio tradicional e local.
Em Braga, desde 2021, as empresas passaram a saber com o que podiam contar em termos de impostos locais, passando o executivo liberal a ser sinónimo de estabilidade a nível de política fiscal local, o que consolidou a credibilidade do município perante terceiros, tornando Braga numa aposta segura para os investidores.
Aliado a isto, a Start Up Braga consolidou-se como uma referência nacional ao nível da dinamização do empreendedorismo, apoiando os empresários na implementação de projetos pioneiros, particularmente ao nível da inovação, investigação e desenvolvimento. O apoio à internacionalização das suas empresas, colaborando na promoção e participação em redes e eventos de cooperação institucional e empresarial a nível internacional, também foi uma batalha ganha.
Toda esta conjuntura potenciou o espírito empreendedor dos Bracarenses e atraiu um vasto investimento estrangeiro.
Estas medidas foram decisivas para a expansão da economia local, tendo consequentemente contribuído para a geração de riqueza e criação de emprego em Braga.
O executivo liderado pela Iniciativa Liberal potenciou a capacidade de resiliência da população e encetou um conjunto de projetos que ajudaram o tecido económico a
ultrapassar as grandes dificuldades que atravessavam, fruto do combate à pandemia.
É inegável a transformação que o nosso concelho sofreu. Ambicionou-se e conseguiu-se tornar Braga numa cidade inteligente. O projecto “Smart Cities” é uma referência da IL ao nível autárquico.
Em suma, a nossa cidade transformou-se, modernizou-se e internacionalizou-se.
Neste momento, este retrato é uma ficção, mas que pode muito bem tornar-se uma realidade. Por isso contamos com todos os Bracarenses. Só depende de si querer tornar Braga Mais Liberal.