Eu Também Tenho Um Sonho

Eu tenho um sonho, no qual o actual executivo da nossa cidade elege a saúde dos bracarenses como prioridade.

Eu tenho um sonho, no qual em Braga não teremos uma saúde para ricos e outra para pobres.

Eu tenho um sonho, no qual o Senhor João Manuel Pereira não terá de estar sujeito a listas de espera intermináveis e poderá escolher ir ao hospital privado se precisar.

Mas o que é que será necessário para isto ser uma realidade?

A Constituição da República Portuguesa (CRP) determina que todos os cidadãos têm direito à protecção da saúde, sendo que almejar a sua concretização exige de todos os decisores políticos iniciativas que procurem a equidade, bem como a diminuição dos efeitos das desigualdades no acesso aos cuidados de saúde.

Assim sendo, a CRP consagra o direito à saúde dos cidadãos, apelando à participação de todos na defesa e promoção da prestação de saúde, o que forçosamente implica as autarquias também. Aliado a isto, a própria Lei de Bases da Saúde apela ao esforço de todos tendo em vista alcançar este desiderato.

Sabemos que aquilo que define o nosso SNS é a sua universalidade e ser tendencialmente gratuito, contudo, para que isso se verifique, deve primar por ser acessível e disponível sem, em qualquer momento, descurar a qualidade dos serviços prestados.

Não será novidade nenhuma afirmar-se que o SNS não está a conseguir assegurar plenamente o mais elementar direito a cuidados de saúde. 

A este propósito, relembro a existência de dois sistemas de saúde, um para os que podem escolher e ter saúde a tempo e horas, e um outro para os que, não tendo recursos financeiros, têm de ir para listas de espera intermináveis. É notória a desigualdade no acesso aos cuidados de saúde!

Assim, defende-se que, uma vez que o Estado Central não assegura o cumprimento da Constituição, o Município deveria cuidar da saúde dos seus munícipes, avançando para a disponibilização de um seguro municipal, à semelhança do que vai sucedendo noutros concelhos.

Pois a saúde dos Bracarenses não pode parar!

Por Bruno Miguel Machado, Jurista e Membro da Assembleia Municipal de Braga da Iniciativa Liberal

Correio do Minho

19 Mai 2022

Agenda


Pessoas
Livres

Liberdade
Individual

Mercados
Livres

Liberdade
Económica

Sociedades
Livres

Liberdade
Social

Cidadãos
Livres

Liberdade
Política

Vídeos


Ideias com J | Fernando Costa

Intervenção de Bruno Machado

Intervenção de Bruno Machado

Estado da Saúde

Ideias com J | Dinis Martins

Medina não sabe

© 2024 Iniciativa Liberal Braga