Total de contribuições suportadas pelos Bracarenses em 2023

Viver abaixo das nossas possibilidades

Nos últimos dias, discutiu-se se o primeiro-ministro vai continuar no governo a partir de 2024. Ora, esta é uma questão que diz sobretudo respeito a António Costa e aos eleitores que lhe confiaram o voto. Muito mais relevante é efectuar um balanço do que fez nos últimos seis anos e projectar o que poderá ser a sua actuação enquanto estiver em funções.

Quanto ao balanço, Costa obteve, reconheça-se, vários recordes. Bateu o recorde do governo mais extenso da democracia. Sagrou-se recordista da carga fiscal e da receita de impostos sobre os combustíveis. Detém o recorde de portugueses sem médico de família - um milhão e duzentos mil em Janeiro - e de cirurgias em atraso: 200 mil portugueses esperam uma intervenção. Alcançou ainda uma elevadíssima taxa de desemprego jovem - chegou a ser de 24% há bem pouco tempo e estava em 20% em Fevereiro. E, além de tudo isto, é o chefe de governo que viu mais países europeus ultrapassarem Portugal durante os seus mandatos. Até ver, quatro. É mais um recorde. E, mesmo que se retire para um cargo europeu em 2024, já não sairá antes de sermos ultrapassados também pela Roménia, batendo assim o seu próprio recorde.

Para os próximos tempos, o Programa do Governo também não traz boas notícias. A Saúde, a Justiça, o Sistema Eleitoral, a Agricultura são apenas algumas áreas em que tudo continuará como antes. Mas concentremo-nos no crescimento. Portugal será um dos últimos países da União Europeia a recuperar os níveis de riqueza existente antes da pandemia. E, a partir de 2024, já depois dos milhões do Plano de Recuperação e Resiliência, o aumento do produto interno bruto voltará a ser anémico.

Perante isto, o Governo não adopta a medida que dinamizaria a economia: a descida de impostos para empresas e famílias. No IRC, teremos das taxas mais altas da Europa. Mais um recorde. No IRS, passaremos a ser o país da União Europeia com mais escalões. Novo recorde, com mais complexidade e burocracia. E algum alívio que possa existir para certos níveis de rendimento será mais do que compensando com o agravamento da tributação indirecta. O que deixa de ser retido na fonte fica, no dia seguinte e em dobro, na bomba de gasolina.

Vem aí mais do mesmo e isso é muito menos do que precisamos. Com a governação socialista, os portugueses continuarão a viver abaixo das suas possibilidades, a concretização do potencial do país ficará novamente adiada e os jovens terão na emigração, em breve tendo também como destino a Roménia, a única opção para encontrarem melhores condições de vida.

 

 Novo, Link

10 Abr 2022

Agenda



Braga
Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "Braga liberal Jantar de Natal 23 Dezembro Local: Café Astória Hora: 20:30 Presença confirmada Rui Rocha Presidente Comissão Executiva da Iniciativa Liberal"

JANTAR DE NATAL

23 de Dezembro - Café Astória



Nacional

FESTA DA LIBERDADE - JANTAR COMÍCIO

25 de Novembro - Casa da Música

Pessoas
Livres

Liberdade
Individual

Mercados
Livres

Liberdade
Económica

Sociedades
Livres

Liberdade
Social

Cidadãos
Livres

Liberdade
Política

Vídeos


Ideias com J | Fernando Costa

Intervenção de Bruno Machado

Intervenção de Bruno Machado

Estado da Saúde

Ideias com J | Dinis Martins

Medina não sabe

© 2023 Iniciativa Liberal Braga