Prostituição nas eleições: os comunistas

Tal como já vimos para três partidos, PS, PSD e Chega, vamos agora analisar as propostas das forças comunistas, CDU e BE para estas eleições. Como sabemos, o ideal revolucionário do comunismo é construir uma sociedade sem classes, libertando-a da exploração do homem pelo homem. Cada um deve contribuir conforme as suas possibilidades e cada um deve receber conforma as suas necessidades.

  1. Pensões

Estando os pensionistas numa fase da vida em que têm grandes necessidades e poucas possibilidades, deverão beneficiar dos apoios providenciados pelas gerações que trabalham. Recordemos que no nosso sistema de pensões, os valores que cada um de nós entrega à Segurança Social serve para pagar as pensões de quem está a recebê-las agora. Não vai um único cêntimo para uma poupança destinada a pagar a sua futura pensão – lá chegando, vai estar completamente dependente dos descontos de quem estiver a trabalhar.

A CDU propõe baixar a idade da reforma para os 65 anos, com um aumento imediato de 7,5%, no mínimo 70 euros. O BE propõe uma pensão mínima igual ao limiar de pobreza desde que a pessoa tenha 20 anos de descontos, e a eliminação do factor de sustentabilidade nas pensões antecipadas.

Quem vai pagar estes custos? A resposta está dada acima: as pessoas que estão actualmente a trabalhar. Se um destes partidos chegasse ao governo esperar-nos-ia um aumento exorbitante da carga fiscal. Quanto é preciso? Ninguém sabe, porque nesta altura o importante é prometer.

  1. Habitação

Uma vez que a construção de habitação caiu abruptamente na segunda década deste século, esperar-se-iam propostas que incentivassem a oferta. Porém, CDU e BE consideram que obrigando e proibindo é a solução para aparecerem mais casas no mercado. Proibindo o aumento das rendas, obrigando os bancos a pagar mais impostos, canalizando o valor para ajudar ao pagamento de prestações, e proibindo a venda de habitações a não residentes.

Será que assim vão aparecer mais casas no mercado?

  1. Saúde

A pessoa que tem um problema de saúde pretende ser atendida com rapidez e eficácia. O foco de qualquer política de saúde deve ser o indivíduo, deve ser proporcionar-lhe condições para que ele possa encontrar a solução para os seus problemas. Porém, CDU e BE preferem focar-se nas instituições (SNS) e nos profissionais de saúde. Propõem aumentos de salários para os profissionais de saúde quando deveriam propor liberdade de escolha para os doentes relativamente a onde pretendem ser atendidos.

  1. Educação

Os problemas da educação em Portugal são a falta de professores no momento actual, mas também no futuro, pois é uma profissão que não tem atraído novos profissionais. Acresce ainda a falta de creches públicas, que apesar de gratuitas, não são suficientes.

Também aqui o foco deveria ser a pessoa que quer colocar o menor num estabelecimento de ensino onde não faltem os professores de qualidade, ou colocar a criança numa creche para que esta possa desenvolver a socialização e os pais possam ir trabalhar. Como é natural nos partidos comunistas, o indivíduo é tratado como um inabilitado para poder fazer as suas escolhas, devendo o Estado impor a sua vontade. As pessoas devem continuar a não poder escolher a escola do seu filho nem a creche, ficando sujeita à escolha do Estado.

  1. Salários

Chegando ao tema dos salários, parece que entramos num filme de fantasia da Disney. As propostas passam por um aumento de todos os salários em 15%, no mínimo 150 euros, ou por um aumento igual à inflação acrescido de 50 euros. Scala mobile (aumento dos salários conforme a inflação) já foi experimentado no século XX e os resultados foram desastrosos, tendo sido abandonado. Quanto ao aumento de 15%... Sem comentários!

Para quem está na oposição, prometer só tem vantagens. Se vier a ser eleito, conseguiu o seu objectivo e pode esquecer as promessas feitas; se não vier a ser eleito, pode continuar a criticar o governo dizendo que é possível levar a cabo as suas promessas.

 

Novo Semanário

 

 

 

 

 

Agenda


Pessoas
Livres

Liberdade
Individual

Mercados
Livres

Liberdade
Económica

Sociedades
Livres

Liberdade
Social

Cidadãos
Livres

Liberdade
Política

Vídeos


Ideias com J | Fernando Costa

Intervenção de Bruno Machado

Intervenção de Bruno Machado

Estado da Saúde

Ideias com J | Dinis Martins

Medina não sabe

© 2024 Iniciativa Liberal Braga