Apurados os resultados das eleições legislativas, é de realçar o número de votos na Iniciativa Liberal obtidos em Braga , que atingiu um recorde de 10.301, um aumento de quase 3 pontos percentuais face às legislativas de 2022.
Este resultado surge no seguimento de uma forte campanha, não só no concelho, mas em todo o distrito de Braga, onde ocorreram constantes ações de mobilização de membros e simpatizantes com o objetivo de dar a conhecer as propostas da Iniciativa Liberal para o país. Para além das ações de campanha, o trabalho contínuo e persistente dos membros de Braga ao longo do ano e a nível local, também se refletiu nos resultados eleitorais, revelando uma maior proximidade com o eleitorado.
A disseminação do liberalismo tem desencadeado impactos positivos em diferentes esferas da sociedade, promovendo a liberdade individual que atribui a autonomia aos cidadãos de fazer as suas próprias escolhas, amplificando a voz de cada um.
A defesa da separação de poderes contribui para a luta de um sistema político justo e transparente. Em concordância, a promoção de participação cívica e do Estado de direito são pilares que auxiliam o fortalecimento das instituições democráticas e combatem a ascensão de regimes autoritários. Ao favorecer um governo limitado, com menos intervenção estatal na economia e na vida dos cidadãos, defende-se uma administração mais eficiente e responsável naquilo que toca a recursos públicos, a redução do desperdício e da burocracia, assegurando que o governo se foque nas suas funções essenciais.
No campo económico, defende-se a livre concorrência e economia de mercado que têm demonstrado ser um motor poderoso para o crescimento económico em outros países europeus, resultando em criação de emprego, aumento do produto interno bruto e maior acesso a bens e serviços.
Para além do crescimento económico, o liberalismo fomenta também a inovação e o progresso científico, ao promover um ambiente favorável ao empreendedorismo e criatividade. A liberdade de iniciativa e a proteção à propriedade privada estimulam o desenvolvimento de novas tecnologias, cruciais para o progresso.
Braga já deu um passo à frente em relação ao liberalismo desde as últimas eleições legislativas, evidenciado pelo apoio crescente à Iniciativa Liberal, o que reflete uma campanha de mobilização eficaz e o impacto positivo na região. Através da defesa da liberdade individual, da separação de poderes e dos incentivos a políticas económicas liberais, podemos caminhar em direção a um modelo social e económico que se tem demonstrado capaz de fortalecer a democracia, impulsionar o crescimento e incentivar a inovação.