Aquele querido mês de Agosto - O Scriptorium da IL de Braga

«Um esquadrão de cavalaria à desfilada na sua cabeça não esbarra contra uma ideia». Esta foi uma das frases mais marcantes da campanha para as eleições legislativas de janeiro de 2022 e foi dita pelo então líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos. Reflete a opinião generalizada da população de que, na política, a qualidade da discussão tem baixado os padrões de exigência mínimos para a manutenção de uma democracia salutar.

Em pouco mais de 2 anos, a Iniciativa Liberal (IL) de Braga foi capaz de redesenhar a paisagem da política local bracarense, colocando em alerta as espécies autóctones protegidas. A atuação pública da IL pauta-se por ideias e a fábrica de opiniões funde-se nas necessidades dos cidadãos, do país e da cidade de Braga. A IL passou a ocupar um espaço diferenciador na discussão mediática com abordagens temáticas incisivas, capazes de se diferenciarem pelo compromisso com os números, com os dados, com as estatísticas, uma abordagem que diagnostica solidamente, baseada em factos e prognostica com a segurança visionária das projeções seguras.

Várias instituições do País têm contribuído com a disponibilização de dados e estudos que vieram democratizar o acesso universal simplificando as discussões, tornando-se claras e sustentadas em bases de dados oficiais. Complementarmente ao INE, o maior produtor de dados brutos e oficiais do país, temos hoje a Fundação Francisco Manuel dos Santos ou a PORDATA, o Instituto + Liberdade com publicações permanentes e análises aprofundadas a cada temática, tornando o espaço público mais informado e menos dependente das promessas e visões políticas clássicas de caça ao voto. Namorar o eleitorado apaixonado pela verdade é o lema da IL. Isso implica um trabalho sério de análise criteriosa, comprometido com a informação do leitor.

A maioria dos articulistas ligados aos partidos políticos que escrevem nos jornais locais de Braga acabam por cair na tentação da trincheira defensiva, uma luta inócua entre as virtudes públicas e os vícios privados, dando ideia de que todos os assuntos são preto ou branco, e que a virtude dos argumentos se valida por serem de “esquerda” ou de “direita”. A IL veio desconstruir o vocabulário e o discurso circular e monótono, introduzindo a factualidade e o realismo que cativa toda uma nova geração capaz de análises isentas e que anseia uma política sustentada e responsável.

Podem contar com a IL de Braga para continuar a transformar mentalidades e a informar de forma contundente. Teremos sempre um grano salis nas nossas abordagens, marca da irreverência e do rasgo que a tablatura da renovação exige, mas é isso que tem arrastado curiosos e lançado sementes para um novo cidadão empenhado e ator dos assuntos da sua urbe.

 

Por Sérgio Gomes (Técnico Superior), Licenciado em Geografia e Planeamento e Mestre em Engenharia Urbana e Membro da Iniciativa Liberal

 

 

Agenda


Pessoas
Livres

Liberdade
Individual

Mercados
Livres

Liberdade
Económica

Sociedades
Livres

Liberdade
Social

Cidadãos
Livres

Liberdade
Política

Vídeos


Ideias com J | Fernando Costa

Intervenção de Bruno Machado

Intervenção de Bruno Machado

Estado da Saúde

Ideias com J | Dinis Martins

Medina não sabe

© 2024 Iniciativa Liberal Braga