Portugal, um sonho de país!

PORTUGAL COM CRESCIMENTO ECONÓMICO ACIMA DA UNIÃO EUROPEIA1

 Este é o título que a página oficial do Governo escolheu para a sua publicação do passado dia 31 de Outubro, assim que o Eurostat divulgou as estatísticas provisórias do terceiro trimestre de 2023. Refere ainda que “Se no quarto trimestre deste ano, o crescimento mantiver este ritmo, Portugal fechará o ano com um crescimento do PIB à volta de 2%”.

Será agora que vamos viver o sonho dos países da Europa de Leste?

Calma. Estamos constantemente a ler notícias destas e depois acabamos por perceber que fomos enganados. Vamos por partes.

Em primeiro lugar, se é verdade que crescemos 1,9% nos últimos 12 meses, também é verdade que essa taxa de crescimento do PIB tem vindo a diminuir desde 2021. A TAXA de 1,9% é mesmo a MAIS BAIXA DESDE HÁ SETE ANOS, se excluirmos um ano e três meses de pandemia.

Para além disso, ao contrário do que nos diz o Governo de Portugal, “manter este ritmo” significa que iremos fechar o ano com um crescimento entre 1,3% e 1,7% relativamente a 2022, ou seja, poderemos vir a fechar o ano em recessão nos dois últimos trimestres..

 

Nota: valores previsionais a vermelho.

 

Em terceiro lugar, o que já sabemos é que, comparando com o PIB do trimestre passado, já entrámos em recessão – no terceiro trimestre de 2023, o PIB DIMINUIU. Tirando um ano e três meses de pandemia, isto nunca aconteceu desde 2013, altura em que tivemos de sair da bancarrota do PS!

Por fim, resta-nos perceber que desde 2015, Portugal não consegue convergir com a Europa, pois nesse ano o rendimento per capita estava a 77% da Europa, sendo este exactamente o valor registado em 2022. Com a agravante de que, infelizmente, no ano 2000, estávamos a 85%. Portanto, no século XXI temos vindo a divergir da Europa. Nos últimos 23 anos, o PS foi responsável por 20 (contando com três anos de intervenção da Troica), e o resultado foi este:

Consultando a lista completa, podemos ainda verificar que todos os países que entraram para a União Europeia no século XXI, incluindo todos os países de leste, têm um comportamento superior ao de Portugal.

Com uma taxa de crescimento anual das mais baixas de sempre (e que continua a diminuir), com uma recessão neste último trimestre (que não tem paralelo nos últimos anos), ao divergir da média europeia durante este século e a ser sucessivamente ultrapassado pelas economias que tinham sido devastadas pelo socialismo e pela guerra civil, o que podemos concluir com as mais recentes estatísticas é que:

 

PORTUGAL ENTROU EM RECESSÃO E NÃO CONSEGUE CONVERGIR

 

Este, deveria ser o título das mais recentes estatísticas publicadas relativamente ao crescimento do PIB.

Nós não estamos a viver o sonho dos países de leste, estamos sim a viver o pesadelo das economias socialistas.

 

Por Sérgio Gomes (Membro da Iniciativa Liberal)

Por Mário Queirós (Dirigente da Iniciativa Liberal e Professor do Ensino Superior)

Agenda


Pessoas
Livres

Liberdade
Individual

Mercados
Livres

Liberdade
Económica

Sociedades
Livres

Liberdade
Social

Cidadãos
Livres

Liberdade
Política

Vídeos


Ideias com J | Fernando Costa

Intervenção de Bruno Machado

Intervenção de Bruno Machado

Estado da Saúde

Ideias com J | Dinis Martins

Medina não sabe

© 2024 Iniciativa Liberal Braga