Liberalize a sua conta da luz

Até 2006, toda a eletricidade consumida por nós, consumidores domésticos, era fornecida pela EDP. O preço da eletricidade era definido, anualmente, pelo Estado que havia privatizado parcialmente a EDP em 1997.

Em 2007, o Mercado Ibérico de Eletricidade - MIBEL, abriu à concorrência a produção e a comercialização de eletricidade na Península Ibérica. Por isso, atualmente, no mercado liberalizado, existem vários fornecedores de eletricidade que concorrem entre si. No entanto, decorridos 16 anos desde a liberalização do mercado elétrico, a EDP, comercial e universal, continua campeã de vendas com cerca de 4,7 milhões de clientes.

Mas apresentará a EDP a melhor oferta do mercado?

O Estado, através da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), disponibiliza um comparador onde é possível simular a contratualização do fornecimento de eletricidade em qualquer um dos fornecedores presentes no mercado. Basta aceder ao simulador.precos.erse.pt.

A 13 de julho de 2023, fizemos uma simulação para a opção horária simples, com um consumo mensal de 350 kWh e uma potência contratada de 6,9kVA, perfil muito comum em casas com quatro habitantes. Na EDP Comercial, a sua fatura seria 45% superior à melhor proposta da concorrência, com uma diferença de 281,34€ por ano. A diferença é enorme. E este dinheiro é seu! Pegue na diferença, junte a família e os amigos, pague uma caldeirada na Apúlia ou um cozido em Montalegre.

Faça a sua simulação, não tem nada a perder. Tenha a última fatura à mão e faça a sua simulação. Tem dificuldades? Peça a ajuda de um amigo, vizinho ou familiar. Vá à sua junta de freguesia ou peça ajuda ao colega de trabalho mais entendido nas novas tecnologias.

O processo de mudança de operador é simples e rápido. Para o fazer precisa apenas do cartão de cidadão, do IBAN e do CPE (morada do seu contador que aparece na sua fatura da eletricidade).

Se já tiver um contador inteligente, daqueles que não precisa de indicar mensalmente a contagem, todo o processo de alteração será realizado remotamente, e nem se apercebe da mudança de fornecedor. No site da ERSE existe um vídeo que explica, em poucos passos, como mudar de comercializador de eletricidade.

No último ano, tivemos o preço da eletricidade mais barato desde há muitos anos. Sentiu a diferença na sua fatura da eletricidade? Decerto não sentiu porque também não pesquisou pelas melhores propostas que o mercado tinha para oferecer.

A pesquisa do melhor fornecedor de energia é um processo de procura ativa, tal e qual, como quando vamos à procura da gasolineira mais barata, mas com um bónus extra. Na eletricidade, nunca se ouviu falar de aditivos. A eletricidade é toda igual, feita de eletrões. Pode mudar as vezes que quiser de operador, de forma ágil e rápida.

Faça um pequeno esforço e dê um aumento a si próprio. Temos de aproveitar os benefícios que um mercado liberalizado nos traz.

Recordando a velha máxima, não importa quanto se ganha, importa quanto se gasta.

 

Por Manuel Miranda, Eng.º Mecânico e membro da Iniciativa Liberal in Observador

Agenda


Pessoas
Livres

Liberdade
Individual

Mercados
Livres

Liberdade
Económica

Sociedades
Livres

Liberdade
Social

Cidadãos
Livres

Liberdade
Política

Vídeos


Ideias com J | Fernando Costa

Intervenção de Bruno Machado

Intervenção de Bruno Machado

Estado da Saúde

Ideias com J | Dinis Martins

Medina não sabe

© 2024 Iniciativa Liberal Braga