Total de contribuições suportadas pelos Bracarenses em 2023

Liberalize a sua conta da luz

Até 2006, toda a eletricidade consumida por nós, consumidores domésticos, era fornecida pela EDP. O preço da eletricidade era definido, anualmente, pelo Estado que havia privatizado parcialmente a EDP em 1997.

Em 2007, o Mercado Ibérico de Eletricidade - MIBEL, abriu à concorrência a produção e a comercialização de eletricidade na Península Ibérica. Por isso, atualmente, no mercado liberalizado, existem vários fornecedores de eletricidade que concorrem entre si. No entanto, decorridos 16 anos desde a liberalização do mercado elétrico, a EDP, comercial e universal, continua campeã de vendas com cerca de 4,7 milhões de clientes.

Mas apresentará a EDP a melhor oferta do mercado?

O Estado, através da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), disponibiliza um comparador onde é possível simular a contratualização do fornecimento de eletricidade em qualquer um dos fornecedores presentes no mercado. Basta aceder ao simulador.precos.erse.pt.

A 13 de julho de 2023, fizemos uma simulação para a opção horária simples, com um consumo mensal de 350 kWh e uma potência contratada de 6,9kVA, perfil muito comum em casas com quatro habitantes. Na EDP Comercial, a sua fatura seria 45% superior à melhor proposta da concorrência, com uma diferença de 281,34€ por ano. A diferença é enorme. E este dinheiro é seu! Pegue na diferença, junte a família e os amigos, pague uma caldeirada na Apúlia ou um cozido em Montalegre.

Faça a sua simulação, não tem nada a perder. Tenha a última fatura à mão e faça a sua simulação. Tem dificuldades? Peça a ajuda de um amigo, vizinho ou familiar. Vá à sua junta de freguesia ou peça ajuda ao colega de trabalho mais entendido nas novas tecnologias.

O processo de mudança de operador é simples e rápido. Para o fazer precisa apenas do cartão de cidadão, do IBAN e do CPE (morada do seu contador que aparece na sua fatura da eletricidade).

Se já tiver um contador inteligente, daqueles que não precisa de indicar mensalmente a contagem, todo o processo de alteração será realizado remotamente, e nem se apercebe da mudança de fornecedor. No site da ERSE existe um vídeo que explica, em poucos passos, como mudar de comercializador de eletricidade.

No último ano, tivemos o preço da eletricidade mais barato desde há muitos anos. Sentiu a diferença na sua fatura da eletricidade? Decerto não sentiu porque também não pesquisou pelas melhores propostas que o mercado tinha para oferecer.

A pesquisa do melhor fornecedor de energia é um processo de procura ativa, tal e qual, como quando vamos à procura da gasolineira mais barata, mas com um bónus extra. Na eletricidade, nunca se ouviu falar de aditivos. A eletricidade é toda igual, feita de eletrões. Pode mudar as vezes que quiser de operador, de forma ágil e rápida.

Faça um pequeno esforço e dê um aumento a si próprio. Temos de aproveitar os benefícios que um mercado liberalizado nos traz.

Recordando a velha máxima, não importa quanto se ganha, importa quanto se gasta.

 

Por Manuel Miranda, Eng.º Mecânico e membro da Iniciativa Liberal in Observador

Agenda


Pessoas
Livres

Liberdade
Individual

Mercados
Livres

Liberdade
Económica

Sociedades
Livres

Liberdade
Social

Cidadãos
Livres

Liberdade
Política

Vídeos


Seguro de Saúde Municipal

Mensagem de Rui Rocha

Intervenção de Bruno Machado

Estado da Saúde

Invasão da Ucrânia

Rui Rocha pede responsabilidades

© 2023 Iniciativa Liberal Braga