Total de taxas pagas pelos Bracarenses ao Município em 2022 (até ao momento)

NÃO QUERO SABER!

Este ano, o teu festival de Verão preferido vai ter a duração de três dias. O bilhete para os três dias é mais caro do que o das edições anteriores, cuja duração foi sempre de dois dias, mas infelizmente não pôde realizar-se nos últimos dois anos por motivos de saúde pública. As pessoas que têm os bilhetes dessas edições (que não se realizaram), vão poder assistir aos três dias sem acréscimo de custo.

És um sortudo, pois guardaste o teu bilhete durante este tempo todo. Um dos teus amigos diz que é uma injustiça ele ter que pagar mais do que tu para ir assistir aos três dias e, por isso, a organização devia cobrar-te pelo dia adicional. Qual é a tua posição?

Na empresa onde trabalhas, surgiu o momento de atribuir prémios de produtividade relativos ao ano de 2021. O departamento de Marketing tem dois trabalhadores e o seu responsável pretende atribuir-lhes um prémio diferente. Vocês até sabem que o outro merece receber, mas o teu amigo, que vai ter o prémio inferior, disse que prefere que não sejam distribuídos prémios nenhuns a ele receber menos do que o outro colega. Achas que ele estará a pensar bem?

O teu vizinho do lado finalmente trocou o carro velho por um Volkswagen Passat. É um conjunto de emoções quando isso acontece, com toda a nova tecnologia, o cheiro do carro novo e os amigos e vizinhos a olhar cheios de curiosidade. Uns minutos depois de estacionar, aparece o vizinho da frente com um Porsche Cayman, também acabado de comprar... Já estás a imaginar o sentimento de frustração? Claro que esse sentimento só aparece a quem tem inveja e nem todas as pessoas passam por isso.

Quando uma pessoa experimenta a emoção de desejar algo que é de outro, e sente que permanece infeliz enquanto não consegue obtê-lo, está perante um sentimento de inveja[1]. Frequentemente, a inveja sente-se relativamente a alguém com quem se tem uma proximidade, como um vizinho ou um colega de trabalho. Infelizmente, se o invejoso achar que não vai conseguir atingir o patamar do invejado, o sentimento de inveja pode levar a que considere que lhe deva ser retirado “privilégio”. E, muitas vezes, o invejoso está mesmo disposto a sacrificar parte da sua felicidade só para não ter de lidar com o sentimento de frustração de ver o invejado numa posição que ele gostaria que fosse a sua.

O rendimento e a riqueza também causam muita inveja. Nos países europeus pobres onde foi adoptada uma taxa única de IRS (flat tax), a cobrança de IRS passou a crescer a um ritmo superior ao nosso. E, muito mais importante, o rendimento das pessoas tem crescido a taxas estonteantes comparadas com as nossas:

[1] Existem diferentes abordagens ao sentimento de inveja, algo que não cabe no âmbito deste artigo de opinião.

Fonte: Eurostat

Quando perguntas ao teu amigo do departamento de Marketing o que acha sobre haver uma única taxa de imposto sobre os rendimentos, ele diz que é uma injustiça as pessoas mais ricas pagarem a mesma taxa que ele[1]. Mas já estavas à espera dessa resposta, não estavas?

Nós, portugueses, também podemos ter um crescimento de rendimentos estonteante.

Se não tivermos inveja dos mais ricos.

 

[1] Na verdade, uma flat tax que se aplica só a partir de um rendimento significa que a taxa suportada vai crescendo à medida que o rendimento cresce, portanto, quanto mais “rico”, maior é a taxa que se suporta.

 

Mário  Joel Queirós, Docente do Ensino Superior nas áreas de Economia e Finanças,

 in ObservadorLynk

12/06/2022

Agenda


Pessoas
Livres

Liberdade
Individual

Mercados
Livres

Liberdade
Económica

Sociedades
Livres

Liberdade
Social

Cidadãos
Livres

Liberdade
Política

Vídeos


Seguro de Saúde Municipal

Mensagem de Rui Rocha

Intervenção de Bruno Machado

Estado da Saúde

Invasão da Ucrânia

Rui Rocha pede responsabilidades

© 2022 Iniciativa Liberal Braga