A sensivelmente um ano das próximas eleições autárquicas entramos numa nova fase do combate político. Os diversos partidos encontram-se internamente no processo de escolha dos seus candidatos e, pela primeira vez, poderemos ter uma candidatura independente à Câmara e Assembleia Municipal de Braga.
Com este cenário, seguramente vamos ter as eleições mais polarizadas de sempre!
Partindo do trabalho que tem sido desenvolvido na Assembleia Municipal de Braga, há algumas ideias/propostas que a IL certamente vai defender para o nosso concelho:
- Contribuir para um maior dinamismo económico de Braga
Braga precisa incrementar a atractividade da sua economia aos olhos dos investidores e trabalhadores (nacionais e estrangeiros), o que, naturalmente, se fará reflectir em crescimento económico. Assim, teremos uma economia que gerará riqueza e que será distribuída por todos.
- Redução da carga fiscal
É necessário baixar a tributação praticada pelo Município, pois tal medida servirá como atrativo para a fixação de pessoas e empresas no concelho, contribuindo de igual modo para uma melhor gestão dos orçamentos familiares.
- Assegurar cuidados de saúde a todos
Entendemos que deve ocorrer uma revisão do plano municipal de saúde, com o objetivo de dar aos Bracarenses cuidados de saúde céleres, de qualidade e eficientes. O Município tem de apoiar quem mais precisa, auxiliando quando o SNS não consegue dar a devida resposta.
- Celeridade e desburocratização dos serviços municipais
Para uma melhor transparência na nossa cidade, celeridade e desburocratização devia ser uma constante nos serviços municipais. A IL pugna sempre por mais eficiência produtiva, maior celeridade e transparência nos diversos procedimentos, ao mesmo tempo que defende o fomento de maior proximidade e comunicação com os Bracarenses.
- Operar uma revolução na mobilidade
Braga tem necessidade de uma mobilidade 2.0. Os próximos anos exigem que esta tem de ser acessível a todos os cidadãos. Os transportes públicos têm de garantir pontualidade e adequada periodicidade, devendo ser oferecidas opções acessíveis para todos os orçamentos e facilitar o acesso a todos os transportes.
- Alavancar uma verdadeira transição digital
A nossa cidade tem assumir a transição digital como um catalisador da transformação, sendo essencial na criação de “cidades inteligentes”.
Para além de enunciarmos um conjunto de medidas que ambicionamos para Braga, por fim temos de referir que continuamos a defender que a AGERE dever-se-á manter com a mesma estrutura de Gestão que tem governado essa empresa municipal nos últimos anos. Esta tem-se mostrado eficaz e eficiente na defesa dos interesses dos munícipes e do Município.
Posto isto, nesta nova fase, uma coisa será certa: a IL estará aqui para contribuir para uma nova energia para Braga!
*Os autores por opção não escrevem segundo o novo acordo ortográfico.