Estamos a poucos dias de assinalarmos os 50 anos de uma das datas mais importantes do nosso país. A data em que o nosso país conquistou a Liberdade. No entanto, nem este valor, nem a Democracia, se iniciaram nesse dia, pois foi necessária uma consolidação que levou vários anos e que ainda hoje falta aperfeiçoar.
No actual momento, devemos estar sempre presentes na resistência a autoritarismos e à agressão de ditaduras totalitárias. Não podemos esquecer que o que está em causa é a defesa das sociedades desenvolvidas pelos valores liberais, que os prezam e os protegem, garantindo, desta forma, a liberdade individual. Em Portugal, a Liberdade conquista-se todos os dias!
Por outro lado, nestes 50 anos não podemos deixar de louvar todas as pessoas que nos anos seguintes enfrentaram com firmeza momentos que punham em causa a Liberdade e Democracia. É uma questão de memória histórica e de gratidão para com aqueles que lutaram pelo rumo democrático.
No último ano, no concelho de Braga, assinalou-se esta data com uma corrida!! Feita esta crítica, foi justificado dizendo que Braga não tinha a tradição de assinalar o 25 de Abril com uma sessão solene.
Se não temos tradição, vamos criar a tradição, pois o dia que nos trouxe a Liberdade assim o exige.
Foi, desta forma, que a Iniciativa Liberal (IL) propôs que o ponto alto da celebração dos 50 anos do 25 de Abril decorresse com uma sessão solene na Assembleia Municipal, tendo a iniciativa sido unanimemente aceite por todas as forças políticas.
A efeméride, aberta a todos os cidadãos, será então comemorada no dia 25 de Abril, pelas 11h00, com uma sessão solene no Theatro Circo.
Nessa cerimónia, os diversos grupos da Assembleia Municipal vão fazer uso da palavra e da liberdade de expressão que este dia nos trouxe, assinalando este marco histórico, com a partilha de intervenções sobre este momento de viragem na história de Portugal que abriu as portas ao regime democrático.
Os valores da democracia liberal têm de ser defendidos por todos nós e todos os dias.
Assim, vamos todos juntos celebrar este dia. No próximo dia 25 de Abril, todos à Assembleia Municipal, pela Liberdade!
*O autor por opção não escreve segundo o novo acordo ortográfico.